terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O Deus Criador e o Mundo Criado: Feitos à Sua Imagem e Semelhança

Série: O Discipulado Cristão
Rev. Gustavo L. Castello Branco

1 – Introdução.

Como certa vez escreveu o filósofo Aristóteles, “O que é último em execussão, é primeiro em intenção”. O homem e a mulher foram criados por último como coroação da obra que Deus fez. Isso significa que Deus criou o mundo para nós mesmos e que, desde o início da criação, o Senhor tinha a intenção de nos criar à sua “imagem e semelhança” para na terra habitar e, assim fazendo, vivermos felizes para a glória do seu nome.

II – Feitos a Imagem e Semelhança de Deus.

Mas... o que significa mesmo dizer que somos a imagem e semelhança de Deus? Em poucas palavras, significa que somos capazes de pensar racionalmente, que temos vontade própria para além dos nossos instintos e que temos uma peculiar capacidade de amar. Como afirma Scott Hahn, “Como seres humanos, nos encontramos em algum lugar entre os anjos e os animais, com corpos físicos e almas”. Porque temos um corpo somos capazes de nos relacionar diretamente com o mundo material que o Senhor criou, isto é, comer, dormir, sentir sensações como frio e calor, sentir prazer e dor. Porque temos uma alma somos capazes de amar, compreender o sentido do mundo ao nosso redor, nos entristecer, nos alegrar e nos relacionar significativamente.

Frequentemente as pessoas nos dão valor por nossa inteligência, por nosso dinheiro, por nossa posição social (status) ou outra qualidade. Muitas vezes nós mesmos nos avaliamos de acordo com esses critérios. De acordo com a revelação de que fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança, esses julgamentos estão certos ou errados? Por que? De que depende o nosso valor?

III – Feitos Homem e Mulher (Gn. 1:27)

Quando Deus criou a raça humana, Ele, em sua infinita sabedoria, a fez em dois sexos, sem pedir opinião de ninguém. Da mesma forma que os seres humanos não decidiram como o mundo deveria ser, mas já o receberam pronto, belo e completo, assim também o Senhor determinou o sexo de cada um de nós. Portanto, isso não é uma questão de escolha, mas de recebimento. O fato de sermos homens ou mulheres é um presente gratuito e amoroso de Deus que devemos honrar e celebrar com alegria.
Mas por que o Senhor fez assim? É claro que é impossível entendermos completamente os mistérios das decisões de nosso Deus, mas parte da resposta tem haver com a sua própria natureza. Desde a eternidade o Senhor existe “em família”, como um Deus Trino, ou seja, um só Deus que existe em três pessoas em eterna relação de amor mútuo. Interessante que o versículo 26 do capítulo 1 de Gênesis é o único em que o verbo “fazer” aparece no plural, dando uma idéia de que houve um planejamento entre uma pluralidade de pessoas antecedendo o ato de criação, ou seja, uma conversa, uma combinação. Em outras palavras, Deus sempre existiu e sempre existirá em uma constante relação de amor. Por isso, ao fazer o ser humano à sua “imagem e semelhança”, Ele planejou que o mesmo estivesse também em constante relacionamento de amor. Por isso mesmo fez “homem” e “mulher”, como a base da sociedade.
Além do fato de que homem e mulher juntos refletem o próprio ser de Deus, outras verdades valiosas podem ser apreendidas com a forma que o Senhor criou Adão e Eva e com o que Ele ordenou para eles.

Leiamos Gn. 2:18-24

Gênesis 2:18 é o único versículo do relato da criação onde vemos que Deus achou algo que “não era bom” em sua criação. Por que Deus decidiu criar a mulher?
O que aconteceu antes do Senhor fazer com que o homem dormisse? O que aprendemos com a atitude de Adão?
Como Adão reagiu quando viu a mulher?
Outra coisa que aprendemos é que Deus criou princípios para o bom relacionamento de um casal e para o crescimento sadio da sociedade. Esses princípios são:
  • Deixar a casa dos pais (fisicamente, emocionalmente, financeiramente);
  • Formação de uma nova união entre um homem e uma mulher (envolve compartilhar de propósitos, amor, cumplicidade, companheirismo);
  • Relação Sexual – Longe de ser o “pecado original” a relação sexual foi criada e abençoada por Deus (Gn.1:28). Ela foi criada não só como meio de procriação, mas também como meio de recreação, expressão de amor e ato de profunda comunicação entre um homem e uma mulher. É definitivamente algo santo! Entretanto, nossa sexualidade deve ser cultivada dentro de uma relação de compromisso, amor e respeito mútuos.
IV – Considerações Finais.

Hoje estudamos a nossa natureza. Fomos feitos a imagem e semelhança do nosso Criador, portanto, com uma dignidade que não depende de nada além do próprio Criador. Vimos também que faz parte da nossa natureza e da vontade de Deus para nós que nos relacionemos uns com os outros; o Senhor criou dois sexos diferentes que juntos e vivendo em interação, refletem a natureza de Deus que é Trindade. No nosso próximo encontro concluiremos nosso estudo da criação de Deus, vendo a missão que o Senhor nos deu como raça humana que vive em seu Reino criado.

Nenhum comentário: