quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O Deus Criador e o Mundo Criado: A Santa Rotina

Série: O Discipulado Cristão
Rev. Gustavo L. Castello Branco.

LEITURA: Gênesis 1


1. Introdução.

De onde viemos? Por que estamos aqui? Qual o sentido de nossas vidas? Por que o mundo é do jeito que é? Quem é Deus? Essas são perguntas que o livro de Gênesis (o primeiro da Bíblia) nos ajuda a responder. Vamos então hoje dar uma olhadinha na estória da criação do mundo e ver o que Deus nos diz sobre Ele mesmo e seus propósitos para as nossas vidas.

2. Desde o começo Deus é Deus.
Como começa a Bíblia? Qual é a primeira afirmação que encontramos na Palavra de Deus?

É surpreendente que a Bíblia não comece tentando provar a existência de Deus, mas assume esse fato como uma verdade inquestionável. Ao invés de dizer, por exemplo: “No princípio Deus já existia porque Ele sempre existiu desde a eternidade...”, as Escrituras simplesmente dizem: “No princípio criou, Deus...”. Isso nos mostra que na Bíblia Deus é Deus independente de nós. Sua existência não pode e não é para ser provada cientificamente, como querem alguns, até porque todas as ciências humanas foram por Ele criadas e, como tais, elas é que devem ser validadas ou não por Ele. Ao contrário, a existência de Deus é para ser descoberta na medida em que o experimentamos em nossas vidas e conhecemos a sua Palavra revelada. Através do relato da criação do mundo começamos a vislumbrar o caráter de um Deus justo e cheio de amor que nos criou para a interagirmos com o mundo, nos relacionarmos uns com os outros e sermos felizes.

3. Significado das Repetições em Gênesis 1.

Devemos sempre prestar atenção especial às idéias ou frases repetidas várias vezes nas Escrituras porque elas normalmente nos revelam verdades profundas sobre Deus e seu plano para o mundo. Tentemos identificar algumas dessas repetições no primeiro capítulo de Gênesis.

4. Uma Santa Rotina!


A linguagem poética de Gênesis 1 deixa claro que o nosso Deus é um verdadeiro músico e dançarino. Ele ama o rítmo, a ordem (ou organização) e a beleza.
Como era a terra quando Deus a criou? (v.2)
Como Deus deixou a terra depois dos sete dias?
Muito interessante ver que nos 7 dias de criação Deus resolveu os dois “problemas” da terra, isto é, ser “sem forma” e ser “vazia”. O Senhor deu forma e encheu nosso planeta de uma maneira maravilhosamente organizada! Fez, assim como os pais fazem quando estão esperando um bebê, ou seja, “preparou a casa” para a nossa chegada.

Toda essa organização, enfatizada no texto pela repetição das expressões: “Disse Deus” e “passaram-se tarde e manhã; esse foi o ‘X’ dia” nos ensinam que o Senhor é Deus de ordem que valoriza a rotina, o rítmo de vida, a beleza e harmonia. Isso também nos ensina que Deus ama trazer ordem onde há confusão; preenchimento onde há vazio; movimento onde há inércia; vida onde há morte. Ainda hoje Ele faz isso nas nossas vidas, dando um sentido para a nossa existência.
Como vai a sua rotina de vida? Você tem gostado dela?
As pessoas tendem a viver entre dois extremos. Umas adotam um estilo de vida totalmente sem ordem, sem sentido, sem organização, ou seja, fogem de uma rotina “como o diabo foge da cruz”. Normalmente essas pessoas, fogem de uma relação de casal, usando expressões como, “Eu é que não vou me encoleirar!” O outro grupo de pessoas é aquele que vive uma rotina estressante, repetitiva, monótona, sem vida, sem espaço para as boas surpresas da vida e sem contemplação das boas dádivas dadas por Deus.
Ambos os grupos estão vivendo uma vida desagradável ao Senhor, pois Deus criou um equilíbrio entre repetição e variedade para que vivêssemos nele e tivéssemos uma vida saudável e plena de felicidade. É a “santa rotina” onde a necessidade de ordem e a necessidade da novidade na vida do ser humano são preenchidas. Se buscarmos esse equilíbrio estaremos agradando o nosso Deus e seremos pessoas muito mais felizes.
Que tipo de pessoa você tem sido?O que você precisa fazer para assumir a “santa rotina” em sua vida?
5. Conclusão: “Eita Mundão Bão, arretado!”

Outra expressão muito repetida nesse capítulo de Gênesis é “E viu Deus que era bom”. Além disso, o texto afirma que depois de ter criado todas as coisas Deus viu que “tudo quanto fizera... era muito bom”. Ora, se Deus gostou da ordem da criação e ele é Deus bom, amoroso e justo, quem somos nós para não gostar?
Pense nisso: A rotina do mundo é a poesia de Deus para o benefício dos seres humanos.
Agora, leia-mos e meditemos no Salmo 19.

Nenhum comentário: