segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Confissão de Fé - SAT/PB

Nossa Confissão de Fé

Nós afirmamos nossa fé no cristianismo histórico como revelado nas Escrituras Sagradas do Antigo e Novo Testamentos e resumido nos credos Apostólico, Nisceno e Atanasiano e nos Trinta e Nove Artigos de Religião. Nós reconhecemos a necessidade atual de reafirmarmos, especialmente, os seguintes pontos fundamentais de nossa fé e doutrina:

Artigo 1. Da Santíssima Trindade.

Cremos no mistério da Santíssima Trindade, especialmente que o único Deus existe eternamente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; e tem assim se revelado para nós em seu evangelho.

Artigo 2. Do Senhor Jesus Cristo.

Cremos na completa divindade e completa humanidade de nosso Senhor Jesus Cristo, Deus encarnado, que em razão de seu nascimento da virgem Maria, de sua vida sem pecado, de sua morte propiciatória, de sua ressurreição corporal, de sua gloriosa ascenção e presente reinado triunfante, é o único Mediador entre Deus e nós, seres humanos.

Artigo 3. Das Sagradas Escrituras.

Cremos que os livros canônicos do Antigo e Novo Testamentos (conforme definidos nos Trinta e Nove Artigos de Religião) são a Palavra de Deus escrita, contêm todas as coisas necessárias para a nossa salvação, ensinam a vontade de Deus para o seu mundo criado, e têm autoridade suprema em matéria de fé e vida prática, bem como para a contínua renovação e reforma da Igreja.

Artigo 4. Da Justificação e Santificação

Cremos na justificação do pecador arrependido e crente como um ato gracioso em que Deus o declara justo com base na morte sacrificial e reconciliatória de Cristo que sofreu em nosso lugar e ressuscitou por nós. Cremos também na santificação como a graciosa e contínua ação do Espírito Santo no crente justificado, aperfeiçoando seu arrependimento, nutrindo a nova vida implantada dentro dele, transformando-o segundo a imagem de Cristo e capacitando-o a fazer boas obras no mundo.

Artigo 5. Da Igreja Cristã

Cremos na Igreja como Corpo de Cristo, cujos membros pertencem à nova humanidade, são chamados para viver no mundo no poder do Espírito, adorando a Deus, confessando Sua verdade, proclamando a Cristo, apoiando uns aos outros em amor, e doando-se em amor sacrificial pelos necessitados.


Artigo 6. Dos Dons Espirituais e Ministério

Cremos na vocação de todos os cristãos para exercerem seus dons dados por Deus e para trabalharem, testemunharem e sofrerem por Cristo, ou seja, naquilo que a teologia reformada convencionou chamar de “Sacerdócio Universal”; e cremos no chamado particular de alguns cristãos para o ministério ordenado, a fim de que estes preguem, ensinem e cuidem pastoralmente, equipando o povo de Deus para seu serviço e apresentando-os maduros em Cristo.

Artigo 7. Dos Sacramentos (Ordenanças) Evangélicos.

Cremos nos sacramentos do Batismo e Ceia do Senhor como “sinais visíveis” os quais proclamam o evangelho, e são meios de graça pelos quais a fé é alimentada; em particular, na significância da Ceia do Senhor como uma comunhão no corpo e sangue de Cristo, que oferece-se para nós neste sacramento, de forma que pela fé nos alimentemos dEle em nossos corações e nos ofereçamos a Ele em gratidão por nossa salvação conquistada na cruz do Calvário; cremos também na abertura da mesa do Senhor como o espaço em que todos os crentes batizados, sendo um com Cristo, são livres para celebrar sua salvação comum no Senhor, e expressar sua devoção comum à sua pessoa e seu serviço.

Artigo 8. Do Retorno de Cristo

Cremos no retorno pessoal em glória de nosso Senhor Jesus Cristo no fim desta era, para a ressurreição dos mortos, alguns para a vida, outros para a condenação, para a glorificação de sua Igreja, e para a renovação de toda a sua criação.

Nenhum comentário: