sábado, 4 de outubro de 2008

Disciulado Cristão: Os Dois Encontros

© Copyright 2008 Rev. Gustavo L. Castello Branco. Série: O Discipulado Cristão
Concatedral Anglicana da Ressurreição, João Pessoa – PB – Diocese do Recife

O Discipulado Cristão: Os Dois Encontros

Depois de exercer seu ministério, ensinando, curando, expulsando demônios e ressuscitando mortos, por mais ou menos 3 anos entre o povo de Israel no início do primeiro século desta era, Jesus, que era o Cristo (isto é, o messias esperado) entregou a sua vida como sacrifício pela salvação do mundo, ressuscitou dos mortos e, antes de subir aos céus e sentar-se à direita de Deus para reinar sobre toda a criação, deu a seguinte ordem aos seus discípulos:

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt.28:18-20)

Nós estamos aqui hoje, como Igreja, para continuar o cumprimento de sua ordem, chamando pessoas de todas as culturas, raças, sexos e classes sociais para arrependerem-se de sua maldade, rendendo-se ao Senhorio de Jesus Cristo e tornarem-se seus discípulos, até que Ele volte em grande glória e poder. Mas o que significa, de fato, ser um discípulo de Cristo? Como podemos nos tornar verdadeiramente seguidores do Senhor Jesus? Quais são os pré-requisitos e as conseqüências do discipulado cristão?
São a essas perguntas que primeiro dedicaremos a nossa atenção. Hoje, aprenderemos através de 2 encontros que Jesus teve com pessoas diferentes e que acabaram ocasionando o início de uma relação de discipulado entre o Senhor (como mestre) e aqueles que se encontraram com Ele (como discípulos).

1º Encontro (Mt. 4:18-22): Jesus e os Ocupados.
A – Quem eram essas pessoas? O que notamos sobre seu estilo de vida no texto lido?
B – Em quem se tornaram depois de seu encontro com Jesus? O que mudou em suas vidas?
2º Encontro (At. 9:1-9): Jesus e o Perseguidor.
A – Quem era essa pessoa? O que notamos sobre seu estilo de vida no texto lido?
B – Em quem se tornou depois de seu encontro com Jesus? O que mudou em sua vida?
Explicação
O 1º encontro se dá entre Jesus e alguns daqueles que mais tarde viriam a compor o colégio apostólico. Pedro, André, Tiago e João eram homens comuns, que tinham uma vida comum e trabalhavam duro para sustentar a si e suas famílias. Eram pessoas que “não tinham tempo a perder com aventuras imaturas e infantis”, pois tinham que ganhar a vida. São a esses super-ocupados e responsáveis pescadores que Jesus faz o convite: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens”. Eles, impactados pelo poder contido em tais palavras, de acordo com o texto, deixaram seus afazeres diários e “imediatamente o seguiram” (vs. 20 e 22). Respondendo assim, esses simples pescadores, homens comuns do povo, vieram a ser apóstolos do Senhor, considerados como colunas da Igreja de Cristo (Gl.2:9). Foi através do testemunho e dos escritos deles e dos discípulos que a mensagem da salvação chegou até nós. Jesus convoca os “normais” para serem seus discípulos.
O 2º Encontro foi entre o Senhor e um dos maiores inimigos da Igreja no primeiro século, Saulo de Tarso. Saulo se opunha ferozmente ao cristianismo, perseguindo os cristãos até a morte. Seu encontro inesperado com Jesus mudou radicalmente o rumo de sua vida, transformando-o em um discípulo e apóstolo. De fariseu legalista e respeitoso (Fp. 3:4-6) passou a ser “apóstolo dos gentios” que eram desprezados, excluídos e discriminados pelos outros judeus (Rm. 11:13); mesmo sendo intelectualmente muito bem preparado e respeitado, tendo sido discípulo de Gamaliel, um dos grandes líderes fariseus daquela época, e mesmo tendo alta posição social e respeitabilidade política, já que possuía cidadania romana (At.22:25-29) submeteu-se a ser considerado como louco diante do imperador (At. 26:24-25). Além de tudo isso, passou de perseguidor de Cristo e seus seguidores a perseguido por Cristo e com os seus seguidores (2 Co. 4:8-10). Enfim, como Paulo mesmo confessa em sua Epístola aos Filipenses “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo” (Fp.3:7-8)

Perguntas de Reflexão:
1 – O que há de comum nos dois encontros?
2 - Com qual dos encontros você mais se identifica? Por que?

Para Meditação Durante a Semana
1 - Lucas 9:57-62
2 - Lucas 14:28-33
Pergunta: Você deseja ser um discípulo de Cristo?

Nenhum comentário: